quarta-feira, 19 de setembro de 2012

A NOITE DOS ANIMANÍACOS

Evento: XII ANIMAL FEST |Data: 15/09/12 | Local: Cultura Clube (Natal / RN) | Bandas: Son Of A Witch (RN); Comando Etílico (RN); Killing Fields (RN); Ceffalium (PB) e Headhunter D.C. (BA).
King Lizzy por Tiago Prado
   Se existe evento aqui em Natal que eu faço questão de comparecer, são eles: O ANIMAL FEST, CULTO AO MACABRO e THE RIPPER FEST pela consideração que tenho aos organizadores e pela árdua batalha dos mesmos para fazer o Metal acontecer, esse ano eu queria de qualquer forma estar no ANIMAL para ver o resultado dessas mudanças de última hora que parecia querer apagar o brilho do evento. Vou comentar  minha semana pré - ANIMAL FEST como forma de pedir desculpa aos leitores do blog por não trazer a resenha do show por inteiro, eu sou analista de suporte técnico em informática e tive uma semana bastante cheia em relação ao trabalho, hospedei um casal durante toda semana em minha casa e como se isso fosse pouco, um dia antes do show rodei 300 km pilotando meu Cavalo de Fogo (fan 125) para resolver uma parada que não estava nos planos. Chega o sábado tão esperado e como acontece há alguns anos recepcionei Viviane Nihillisme e alguns amigos, não podia deixar de fazê-lo, pois tenho uma grande consideração por essa amiga banger campinense que tem minha casa como a sua residência em Natal, mas confesso que estava extremamente exausto da semana e da viagem que juntos se tornaram um esforço excessivo para meu tipo físico, mas vamos ao  show.
Gila Monster por Tiago Prado
   Quando cheguei ao CULTURA CLUBE já fiquei bastante feliz em ver aquela avenida como nunca tinha visto, uma grande movimentação de bangers e até carrinho de lanche que é uma raridade em show nesse local, já ouvi o Stoner Rock da Son Of A Witch  que já executava sua apresentação, que foi bela até onde eu pude ver e teve 8 faixas autorais, aquela performance muito boa da banda e sua pequena legião de fãs a frente do palco correspondendo à energia do quinteto, isso mesmo, desta vez a banda estava completa, pois no show da FARSCAPE apresentaram-se apenas com uma guitarra. Os guitarristas Space Ghost e Gila Monster formam uma boa dupla acompanhada do baixo sobressaindo, o que é característico do estilo, o vocalista King Lizzy em uma de suas faixas agradeceu a energia do público e ressaltou que a ultima musica é uma letra de Wellington Lima (vocalista da ALBOR) que cedeu a mesma aos filhos da bruxa. Uma longa pausa para preparar a bateria da COMANDO ETÍLICO e durante essa parada Sérgio “Deluge” Gomes (S & S Productions) agradece aos presentes, aos patrocinadores e sorteia uma camisa do evento, em seguida eu realizo a primeira parte do nosso sorteio de aniversário, que foi uma firula, pois chamei mais de dez fichas entre nomes e números de senhas, mas só apareceu uma pessoa para receber seu brinde e Sérgio jogou alguns pra galera pois o tempo estava passando e COMANDO tinha que iniciar o show.           

   Sérgio Gomes anuncia o lançamento do clipe LEGADO, todos dirigem-se ao fundo do bar onde fica o
Comando Etílico por Marcio Ozzy
telão, para assistir o registro que teve a participação de Headbangers da nossa cidade, e aborda o cotidiano dos Headbangers: Mulheres, bebidas, carros, motos e principalmente Heavy Metal de qualidade, foram quase seis minutos de vídeo sempre aos aplausos e gritos de uhuuuu dos bangers, ao final do clipe ouve-se Hervall Padilha - "COMANDO ETÍLICO ... Bater cabeça até o fim da vida", o riff intenso, a batera e o baixo anunciam um dos clássicos da banda - Medusa e começa a euforia dos fãs de uma das maiores bandas de nossa cidade na atualidade, mais uma vez em uma apresentação do quarteto ouço o coral de mais de 300 vozes e vejo a intensa movimentação dos músicos no palco, que trocam de lugar quase que segundo a segundo. Vall, não precisava apresentar a banda, todos já os conhecem (risos); Eles mandam Comando Metal e o vocalista anuncia Rebelião que causa uma euforia extrema até mesmo na banda que executa essa faixa com muita garra, Lucas coloca a guitarra contra o amp e David parece enlouquecer tocando com seu estilo a la Black
David Praxedes por Adiel Soares
Lawless... Mesmo com a falha que ocorreu em uma das PAs e que rapidamente foi resolvida, está formado o caos no CULTURA CLUBE, pois como se fosse pouco, soltam Estação Antiga e todos curtem o momento nostalgia à demo Metal e Prazer,  a banda segue seu holocausto sonoro com Noite e o cover Brilho da banda Azul Limão, uma sequência de quatro verdadeiros hinos para os fâs da COMANDO ETÍLICO, na sequência vem Legado (a do clipe) e ...Ufa!! Finalmente o esquadrão metálico nos dá um descanso...  Descanso que nada! Vall Padilha convida Cláudio Slayer (Expose Your Hate) e Sandro “Picolé” (Anubis) respectivamente para baixo e vocal para tocarem The Antichrist (Slayer)... Nem preciso comentar até mesmo porque quase fui esmagado pela imensa roda de polga.
   Após o cover os músicos oficiais voltam para encerrar o que eu posso chamar de Overdose de Comando Etílico simplesmente com Ritual,  a primeira faixa da demo Metal e Prazer que posso dizer que arrepiou as cabeleiras de todos os bangers que se encontravam no bar.
Lucas Praxedes por Adiel Soares
Assim se encerra mais um grande show desse fenômeno potiguar. Show de Heavy Metal tem que ser instigado mesmo, mas COMANDO ETILICO tem uns prós a seu favor, as boas e frequentes produções da banda e a energia em cima do palco que contagia todo mundo. Valeu Comandooooo... Etílicooooo...
    Já era madrugada quando os garotos da KILLING FIELDS começam a apresentação, vou fazer um breve comentário sobre essa banda e espero que todos me entendam.  KILLING FIELDS é o que podemos chamar de antiga banda nova, é remanescente da Bastards (Motörhead cover), mas salve engano só sobrou o Vocalista Cid, um cara que eu conheço pouco, tem uma boa bagagem no Metal e ainda não conseguiu acertar sua banda que tem em sua formação garotos que se mostraram inexperientes em palco, isso não é proibido, o que poderia ser proibido mesmo era a atitude do Cid logo no inicio do seu show, que ficou perguntado: “Cadê os bangers, venham pra cá curtir o nosso som...”. E até ensaiou uma lição de moral ao público.
   Cid, eu acompanhei o surgimento, crescimento e até a decadência de “N” bandas de Natal e acho que você também, a maioria decaem por cometerem erros grosseiros principalmente no palco. A KILLING FIELDS tem bons músicos, a experiência se adquire com o passar do tempo, segurança na execução das músicas vem de forma natural quando se ensaia exaustivamente o que se quer tocar. Reconhecimento é o resultado de um trampo sério, pois toda banda enfrenta problemas diversos e com profissionalismo dar a volta por cima. Mas quando se sobe em um palco tem que tocar sem se preocupar se vai ter um ou trezentos bangers batendo cabeça, se o público gosta da banda, e sem querer lavar roupa suja. É um show... Reflita isso! Eu fico na torcida que numa próxima oportunidade a KILLING FIELDS faça uma bela apresentação, pois quando vocês decidiram tocar de verdade no sábado faltou pouco pra que vocês mostrassem um ótimo trabalho no palco.
   Resumindo, as músicas que eu conhecia foram bem executadas e até instigou o pequeno público que sacava o show de vocês, se não fossem esses pequenos contratempos teria sido uma apresentação bastante considerável.
Ceffalium por Marcio Ozzy
Por volta das 02h20m a CEFFALIUM começa o seu show em Natal, Death Metal de qualidade que critica a tirania e fala sobre civilizações antigas,  o vocalista mescla entre guturais e rasgados, o som dos paraibanos é bem brutal e abriu algumas rodas de polga, levaram basicamente as faixas autorias do EP Servent Of Tiranny, lançado em 2010, eu já estava com o que eu chamei de colapso físico e não assisti a CEFFALIUM da forma que eu queria, mas tenho certeza que essa é uma das boas bandas da cidade onde o sol nasce primeiro. Apesar de ter visto pela metade parabenizo os paraibanos pela ótima apresentação, pela execução e pela atitude que eles têm, Excelente banda e espero ter a oportunidade de vê-los em breve na integra para ter uma melhor conclusão.
   Como citei acima, não assisti ao show da HEADHUNTER D.C., e muita gente fez o mesmo que eu; Foram embora, assim soube através de comentários de alguns amigos, talvez por não gostarem de Death Metal ou outro motivo qualquer, mas também tive o conhecimento de que foi um puta show o dos bahianos, intenso e perfeito. como diz Vall Padilha: "HEADHUNTER D.C. dispensa apresentações, é uma entidade do Metal".
Headhunter D.C. por Marcio Ozzy
   O ANIMAL FEST já está consolidado entre os eventos do Nordeste, esse ano sendo ainda mais interestadual, pois além de Manaus, Fortaleza, Mossoró, Campina Grande e João Pessoa, compareceram bangers de Recife e Patos (PB) para prestigiar a festa.
Quero parabenizar a S & S Metal Productions que com muita determinação fez mais uma vez acontecer o Metal como deve ser, dando suporte ao Cast e trazendo a cidade do sol um ícone do Metal brasileiro como headliner. Mesmo com o público não atingindo o objetivo da produção, um dia depois do evento eles já começam a pensar no ano seguinte. Sérgio “Deluge” relatou que vai tentar voltar a fazer o evento durante a tarde, que seja em qualquer horário, mas que não deixe a peteca cair para que o ANIMAL FEST se torne, como já é, um evento do Brasil! Que venha 2013, 2014…


Texto: Adiel Soares – Fotos: Tiago Prado, Marcio Ozzy e Adiel Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.