segunda-feira, 10 de outubro de 2011

4º CULTO AO MACABRO


DATA: 08/10/11 | LOCAL: Dosol (Natal RN) | Bandas: Fulgor Avernal (RN) / Horda 666 (CE) / Nômades (RN) / DCLXVI (PB) / Cadaveric Infection (PE) e Empire Night (PB).

Outubro para muitos é mês de haloween, para os cristãos mês de missões e pregação pela paz, mas isso é para os cristãos. Para discípulos do Metal Negro de Natal / RN, há quatro anos o segundo sábado de outubro é dia de blasfêmia e de "Culto ao Macabro", uma reunião de hordas para pregar o satanismo e protestar contra a alienação religiosa. Este ano o evento que é normalmente organizado pela “The Ripper Distro” (Lc Hunter e Daniely) teve a colaboração do fotografo Jobson Galdino.
A noite profana iniciou-se com atraso devido à montagem do cenário para celebração temática da natalense FULGOR AVERNAL, que tem entre os membros dois grandes guerreiros do metal negro: Flavio e João Filho (Abbadon), trazendo em seu culto de forma bastante expressiva literalmente uma luz infernal, um show conceitual com candelabruns, pirofagia e crucifixos em chamas.
 No quarto hino a horda trouxe uma nostalgia a todos lembrando uma das capas do Immortal. Praticando a pirofagia e queimando uma bíblia, o que exaltou os ânimos de todos.
Com citações a blasfêmia e o seu black metal atmosférico, atraiu os olhos de quem estava a assistir o culto. Destaque para os sussurros do vocalista "Abbadon", responsável por toda parte conceitual da apresentação.
 A harmonia entre os músicos mostra que a horda sabe muito bem transmitir aos seus discípulos a sua mensagem através de hinos, aqui em Natal o público tem o costume de só entrar na casa após a primeira banda, no 4º Culto ao Macabro os que fizeram isso perderam uma ótima apresentação.


Com aproximadamente 100 pessoas na casa a  HORDA 666 inicia sua segunda  apresentação na cidade, expondo sua blasfêmia e um black metal influenciado pelas bandas old school do estilo. É uma das mais esperadas da noite, destaque para a celebração do hino “Reclamo meu trono (Impérios do Sul)” dedicado a Jaime (RIP), um irmão negro da banda, que faleceu dois dias antes do evento.
Infelizmente eu não tenho muito que dizer, pois o trio cearense viajou 500 km para ter sua apresentação quebrada na metade, o SOM deixou o vocal e guitarra "Granduke Adramelech" na mão, o AMP de seu instrumento simplesmente parou, foi trocado, parou novamente... E parou pela 3ª vez deixando o vocalista de mãos atadas, e o obrigando a desculpar-se com os que ali estavam para prestigiar a banda, em seguida ele deixou o palco com ”sentimento de dever cumprido” Relatou Granduke.


Após um longo intervalo para resolver o problema com o AMP, a fumaça no palco e a introdução ao som das teclas dá inicio a NÔMADES,  que participaram da 3ª Edição do evento em 2010, e esse ano volta com o seu black metal distinto e bem cadenciado sem a mínima colaboração do equipamento de som. 
Os vocais limpos mesclado com gritos rasgados de "Artham Headhymns", as duas guitarras em harmonia e o contra baixo agressivo começam a movimentar as cabeças dos  que assistiam a banda, pena que o teclado só foi ouvido na introdução.
A guitarrista "Erzebeth Bathory" e "Artham" relataram que não se ouviam em cima do palco provocando intervalos longos entre as canções. Na segunda experiência de palco mesmo com esses contratempos, a NÔMADES conseguiu realizar uma apresentação que merece elogios, pois em vez de ficarem num diálogo sem rumo com o técnico de som, entre as musicas eles se norteavam entre si e executavam seus hinos da melhor forma possível, provocando uma boa reação dos que curtiam o show.
Acredito que se o som não tivesse tão ruim a banda teria feito uma apresentação memorável, levando em conta que era banda menos experiente do evento, mas de qualidade musical equivalente. 

Tendo como nome o número da Besta em algarismo romano, a DCLXVI sobe ao palco com Palavras de ordem a blasfêmia e profanação, começam os riffs com umas pegadas Slayer em certos momentos, e a maioria se concentra na frente do palco para prestigiar uma das principais atrações do culto. O inicio do show corre muito bem e a banda tem a participação de Leck (Demonized Legion e Empire Night) mandando ver no contrabaixo,  seria uma das melhores da noite, mas na primeira parte da apresentação o vocal/guitarra começou a esquecer do instrumento, João (guitarra solo) segurou a onda, mas o que veio de certa forma ofuscar o brilho da horda em palco foi quando além de esquecer da guitarra, “Trevas” também não cantava mais, tendo  João que assumir o vocal. Dai pra frente a banda  cumpre o seu set,  tocando com energia alguns clássicos de sua autoria como “Rituais Macabros”,  o guitarrista João se desdobra para cumprir uma função que não é sua, e no geral, a DCLXVI consegue uma boa apresentação.

Pra compensar as adversidades anteriores sobe ao palco CADAVERIC INFECTION, eu particularmente nunca tinha visto nem ouvido o som da dupla pernambucana. Isso mesmo, uma dupla e confesso a vocês que fiquei impressionado me perguntando, como é que dois indivíduos conseguem transmitir tanta energia usando apenas uma bateria, uma guitarra e um microfone? Literalmente um show, brutal black metal intenso do primeiro ao ultimo hino, demonstrando  verdadeiro amor ao que fazem para os resistentes que ainda se encontrava no Dosol, por que eu já estava extremamente cansado da extensa noite,  mas deu pra sentir que a horda deu uma recarregada na energia de todos que ali estavam, principalmente quando tocou um cover do Sarcófago,  tambem apresentaram faixas que vão integrar a próxima demo.
Foram 30 minutos de ataque profano e blasfêmia em forma de música, Luxuria, Anticristianismo, Canificina, Ocultismo e Satanismo são temas dos seus hinos. O CADAVERIC INFECTION cumpriu perfeitamente a sua função no "4º Culto ao Macabro".

Com o dia clareando e já sem clima de show, pois já eram 05h30min, finalmente os campinenses do EMPIRE NIGHT começam o culto, e como em todas as apresentações da banda na cidade, encerram  a noite com brilhantismo. No backstage a banda relatou que adora tocar em Natal, mas todas as vezes foram a ultima do line up.
Tocando um Thrash black metal old school em português como quase todas as bandas da noite com excessão do cadaveric, o set list ultrapassou as 6h da manhã com os últimos guerreiros gastando o que sobrou de suas forças, a banda por questão de honra demonstrou muita energia e perfeição apesar do publico ultra reduzido, numa confraternização infernal  fechou mais um verdadeiro Império Noturno!

E assim se encerra mais uma edição do “Culto ao Macabro”, infelizmente marcado por vários contratempos, o que não é culpa da organização do evento, pois esses merecem os méritos por não medirem esforços pra manter o único show anual da capital potiguar, voltado exclusivamente para o Black Metal .

 Nota: Não postei fotos das bandas Cadaveric Infection e Empire Night porque minha câmera apresentou um problema antes da apresentação das mesmas.
Por: Cleber Silter
Fotos: Adiel Soares

ERRATA:
Na parte do texto em que refere-se a DCLXVI ocorreram duas correções.
Nome do guitarrista é João em vez de John(postado anteriormente) e o nome da música é "Rituais Macabros", nós postamos anteriormente no singular.
Correções feitas por: ATAQUE VIOLENTO

3 comentários:

  1. parabéns a organização!!.
    agora é espera para que em 2012 seja melhor que esse ano!!!!.

    ResponderExcluir
  2. Parabens á todas as hordas por esta celebração, realmente esse foi o melhor som do ano aqui em Natal, não esperava um púlblico tão grande como o que compareceu ao Culto e que proximo ano a destruição seja maior!!!!

    Hail Satanas!!!

    ResponderExcluir
  3. Agradecendo aqui em nome da organização a todas as hordas que deram o sangue literalmente, aos que se organizaram de fora para vir prestigiar, ao publico do negro metal de Natal por comparecer e a todos que e uma forma ou outra deram sua contribuição, o Culto a partir deste 4° manifesto vem consolidar dentro o calendário potiguar como evento voltado ao publico extremo sem criar atritos ou divisões dentro da cena Metal, nossa meta é fazer celebrações que tem algo a dizer a esta sociedade, aos olhos, línguas e bocas maliciosas que apostaram em um fracasso oferecemos os comentários e as fotos que circulam para que todos estes verem e ouvirem que o underground é maior e melhor que suas falacias. Próximo ano com toda certeza estaremos mais uma vez incomodando vcs e oferecendo o melhor do necro underground. Grato a todos, obg ao Da pesada!!! cobertura perfeita

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário.