terça-feira, 22 de setembro de 2015

SOL FORTE, FEIJÃO E ROCK PARA TODAS AS IDADES!

Evento: ANIMAL FEST 2015 | Data: 20/09/2015 | Local: Society Beach Clube (Redinha – Natal/RN) | Bandas: Regency Reborn (RN); Ação Libertária(RN); Comando Etílico(RN); Bones In Traction(RN); Executer (SP) e Podredumbre (RN).

   No terceiro domingo de setembro os Bangers do Rio Grande do Norte e de vários outros estados do Brasil tiveram de volta o que posso dizer que é a menina dos olhos do Metal Potiguar, a saber, ANIMAL FEST, evento que foi submetido a mudanças e teve um hiato no ano de 2014, devido a vários problemas, dentre eles, local para realização da festa, tendo que acontecer no sábado a noite, e que parece não ter sido muito aceito pelos Bangers, com bandas que por vários motivos cancelaram a apresentação e assim por diante, mas isso não vem ao caso agora.
Nen  Estamos em 2015, salve engano, 11° ano e 10 acontecimentos do show (considerando apenas os que tiveram bilheteria), agora vou dar uma pausa para fazer uma homenagem a um amigo que perdi vítima de um acidente fatal no 1° dia desse mês. Então, Dedico esta resenha a Nen (Franciélio Farias – In Memorian), Banger, cilcista, marceneiro, pai, e fazia isso tudo com amor. O Nen estava exercendo uma de suas paixôes, tocando guitarra  na banda REGENCY REBORN, no sábado (29/08) eu o encontrei sobre sua magrela a caminho do trabalho, e o mesmo parou e me perguntou sobre o ANIMAL FEST, relatou que estava ansioso, pois faziam 4 anos que ele não tocava ao vivo em show de Metal, falei pra ele que eu também estava empolgado com o retorno do evento em seu formato original, e que iria fazer a resenha do evento a pedido do Sérgio. Nen, com um sorriso que sempre estava no seu rosto me falou que estava ainda mais feliz, pois sabia que minhas resenhas não tinham firulas e que eu era imparcial, e que se ele não desse tudo, eu ia relatar isso na resenha; Me chamou pra ver o ensaio da banda no domingo, me deu um forte abraço (lágrimas vem aos meus olhos) e seguiu com sua pedalada para o trabalho, como fazia todos os dias.
   Infelizmente, não consegui ir ao ensaio no domingo, e na terça-feira, por volta das 14h, fiquei sabendo através de um amigo meu, que me falou: "sabe aquele cara, que era baixista da Ratacruma, foi  atingido por um ônibus  e foi a óbito hoje pela manhã"... Meu chão sumiu na mesma hora, o cara que que me deu um abraço, elogiou minhas resenhas e estava ansioso pra tocar e ser observado por mim, por quem eu tinha muita estima, não ia mais estar presente no ANIMAL FEST. Confesso que a revolta tomou conta de mim, pois eu acabara de perder mais um amigo pra guerra diária do trânsito, independente do culpado, que pra mim não importa, a verdade é que eu não vou mais ver mais aquele cara sorridente , guerreiro, amoroso e que tocava com o coração.
   Não sei de que forma, mas sei que você se fez presente no ANIMAL FEST. Então, meu saudoso amigo, dedico esta resenha a você, e muito obrigado por tudo…!!
   ...Bastante emocionado... Homenagem feita, uma boa respirada e vamos ao show, que teve sua glória no retorno ao calendário do Heavy Metal Nordeste. Eu cheguei atrasado, pois tive que dar um suporte à alguns amigos, mas a caminho do evento, por voltadas 14h, já observei alguns pequenos grupos de basqueteiras e camisetas pretas nos ponto de ônibus, outros caminhando já bem próximo ao clube e a velha concentração na frente da casa, ao chegar na confraternização, percebi que perdi a apresentação da REGENCY REBORN, nem sei se foi a primeira aparição deles nos palcos, mas queria vê-los por serem a banda menos experiente do dia e por ser composta por alguns amigos.
   Cachorrão me relatou que eles fizeram uma homenagem ao Franciélio (R.I.P.), e que foi um momento de emoção logo no inicio do show... Uma pena eu não poder estar presente.
   MiIMG_0486nha chegada no Society foi às 14h15m e o hardcore da AÇÃO LIBERTÀRIA já contagiava alguns, que com o sol de rachar o coco já abriam rodas de polga a frente do palco. Observei muita criança na festa, pessoas nas piscinas e alguns cabelos grisalhos, que não é presença normal em shows de Metal, mas ANIMAL FEST é ANIMAL FEST, e vamos embora que ainda tem muita pancada pela frente, levando em consideração que esse ano foi um dos mais pesados do festival... E tome hardcore! Com 6 anos de existência e  através de um convite ousado do Sérgio DM, pois em Natal, não é de costume banda de Hardcore em show de Metal. Márcio Pigmeu e companhia deram seu recado com letras que protestam contra o sistema e um instrumental trampado, chegando quase a ser um Crossover, e não deixaram barato, O frontman expressa o ódio em sua apresentação e toma conta do público que o assiste, ou seja, os Bangers que observavam a banda e ensaiavam algumas batidas de cabeça,
AÇÃO LIBERTÁRIA chega  ao auge da sua apresentação quando levaram a faixa “Papagaio”, que critica a alienação causada pela mídia fascista de uma das maiores emissoras de TV do país, e muita gente sabia a letra da música.
Valeu Ação Libertária, apesar de eu não ser fã do Hardcore, serei mais um a ouvir as suas músicas.
IMG_0494   Após uma boa parada para a interminável montagem de bateria da COMANDO ETÍLICO, exatamente às 15h05m começa a quarta participação da banda no cast do evento, é quase uma sociedade com a S & S Productions (risos), apresentada pelo único “ET Headbanger” que conheço – Pra quem não sabe, ele atende pelo nome de Will Dissidente , que dispensa apresentações e saiu de Varginha – MG direto pra Praia da Redinha em Natal, para ser mestre de cerimônia do show dos quase insanos da COMANDO ETÍLICO, que chegou com Jhonny Letal seguida de Estação Antiga, e já estava lá, a legião etílica fazendo o côro da música que retrata o cotidiano dos Bangers Potiguares nos anos 90, em uma apresentação que viajara pelos 10 anos de história da banda, ouvindo Força Motriz eu não vi nada, pois estava batendo cabeça e erguendo o punho no refrão da música, a próxima é Selvagens da Noite… (Pausa pra um comentário) - Uma vez, alguém me falou: “Lucas Praxedes está destruindo guitarra, tá tocando muito”... Eu cheguei a conclusão que ele literalmente destrói guitarras…De novo Lucas!?!? Logo em Selvagens da Noite!?!? A ponte da guitarra dele soltou do corpo e a música teve que ser interrompida, ele tentou consertar ali mesmo, mas sem sucesso... Salve Eckson!! O guitarrista da REGENCY REBORN salvou a COMANDO ETÍLICO, emprestando sua guitarra para o Lucas. O sol já estava esfriando, a parada acidental da banda esfriou o publico, mas com garra, eles retomaram o show e mandaram “Legado”, e junto com o single um calor extra lá para baixo, e parece que os bangers nem perceberam o intervalo forçado e cantaram “Medusa” junto com o quarteto, aí lá vem Willba de novo... Pra fazer o quê!?!?... A banda junto com o ET Banger de Varginha lançaram um desafio, enquanto eles tocavam “Vomitar”, quem vomitasse em um saco que eles arrumaram, ganharia a camiseta da banda…Isso revelou inúmeros artistas, pois foi um verdadeiro teatro nas varias tentativas de ganhar a peita da banda, mas ninguém obteve sucesso, conseguiram no máximo arrancar algumas boas gargalhadas do público.
   Enfim, mais uma grande apresentação do quarteto, sempre com uma boa troca de energia entre publico e banda, que encerraram com uma faixa nova, agradeceram a todos e merecem os Parabéns!!
IMG_0512   A quarta banda da noite, ou melhor, da tarde, eu  não conhecia ao vivo, a mossoroense BONES IN TRACTION faz um Thrash Metal Crossover na linha da D.R.I. e PANTERA, já nas primeiras faixas percebi que na frente não se ouvia bem as guitarras, se ouvia os instrumentos apenas dos amps, mas isso não atrapalhou a banda, o vocalista Plínio tem uma ótima postura de palco, e percebe-se que ele dar o sangue na apresentação, dá pra ver as veias sobressaindo na testa do frontman, que chamou a atenção do publico para o palco e quase todos atenderam, apesar do local ser muito grande, tranquilamente tinha mais de 300 pessoas lá, falo sem medo de errar.
   A todo instante eramos surpreendidos pelo moído das rodas de polga, foto, tava dificil, tinha um cara que veio com a banda, tentando, tentando mesmo filmar a apresentação com uma micro-camera, mas o que ele conseguiu foi levar uns bons trancos dos insanos que se empurravam na roda, eu tava vendo a hora ele ir parar lá dentro do bumbo da bateria, pra sorte dele o palco era baixo, porque a galera tava fazendo jus ao nome da banda: “Ossos Em Tração”. No meu ponto de vista, valeu a pena eles terem rodado 300 Km até Natal, pois o som da BONES IN TRACTION é uma verdadeira paulada na orelha,  destaque para as faixas “Rubber Bullet”, “Depression” que é bem cadenciada com uma quebrada no meio da faixa que deixa o cara meio desorientado, “Desfigurated” e “Sistema Arrogante”, que tem metranca do inicio ao fim, e o batera Vicente se responde na condução do seu tanque de guerra. Bela apresentação dos mossoroenses!
   Passava das 17h quando subiu ao palco a Headliner -  EXECUTER tem 28 anos de estrada e com aIMG_0537 mesma formação, se a banda tem 28 anos, imagine os seus membros, quatro coroas da cidade de Amparo / SP que deram uma aula de como se faz Thrash Metal pra muito garoto, a banda paulistana era outra que eu mal conhecia, mas quando sobe ao palco dispensa apresentações, pois os velhos têm espirito de garoto e detonam, O vocalista Juca se movimenta a toda hora no palco e faz caras e bocas (uma boa risada), interage muito com os bangers e traz todos pra frente do palco….E tome polga no showzaço dos paulistanos.
Teve duas faixas que me chamaram a atenção, “Involuntary Suicide” e “Hangover”,  essas foram tocadas em sequência e demonstra uma influência  de bandas de Thrash Old School, como Exodus e Whiplash entre outras.
   O auge da apresentação da Executer foi a participação especial do cara que gravou No limte da Força (ANTHARES), um dos clássicos do Metal cantado em português, a saber, Henrique Poço, que veio do estado de Pernambuco prestigiar o ANIMAL FEST e nos dar de presente a sua voz no cover “Piranha” da banda Exodus, já com cabelos grisalhos e o reservatório de chopp bem avantajado, Poço levou todo mundo a loucura, pois a goela ainda segura a onda, e quase ninguém ficou parado, e o próprio confessou que arrepiou-se durante a música. Valeu Poço!!
   Após toda essa destruição, como já é costume, após a Headliner a casa dá uma boa esvaziada, ainda viria a PODREDUMBRE, pra quem ainda tinha gás pra gastar, já tinha muito Banger com a litragem de álcool no sangue lá em cima, e eu de motorista da rodada já tinha tomado uns 10 litros de água, mas assisti a apresentação da PODREDUMBRE, que pra mim, não acrescentou em nada, não sei se já era assim, mas a banda é composta apenas pelo vocal, batera e guitarra, o que não é problema, pois já assisti uma banda de Pernambuco nesse formato e foi um show muito bom. Mas os garotos pareciam que estavam ensaiando, ficavam discutindo entre as músicas qual seria a próxima, e já tinha muita gente lá que nem sabia mais o que tava acontecendo….Bem, deixa pra lá.
12023237_896072007154438_1750758413_n   O ANIMAL FEST 2015 foi pra mim, o melhor de todos, não sei se o não acontecimento de 2014 me deixou com mais vontade de ver o evento, mas, ouvi muitos dizerem o mesmo que eu,  com excessão da Comando Etílico e Regency Reborn, as demais foram uma pancada em cima da outra, tenho certeza que tem gente ainda nocauteado por ai... Nocauteados, mas felizes, os que enfrentaram quilômetros de asfalto com certeza retornaram as suas cidades de origem realizados, eu ainda estou me recuperando, pois junto com alguns amigos, o ANIMAL FEST 2015 pra mim, começou na sexta, percorrendo o sábado, domingo e só veio terminar com a lua da segunda-feira, junto com os velhotes que só embarcaram 24 horas após o show, mas deu tudo certo, mais uma prova de que a união faz a força.
   Forte abraço a todos que compareceram, curtiram, apoiaram, trabalharam e assim por diante, senti falta de muita gente, de membros de algumas bandas e de bangers que sempre estão presentes nos sons, por outro lado, sei que alguns têm motivo de força maior, e aqueles que só comparecem em eventos que tocam, e quando alguém não vai a esse evento, ficam pagando de fodão cobrando o apoio ao underground….Mas deixa quieto, o que importa é que nós fomos, curtimos, bebemos, no meu caso água com força, comemos feijão com porco….Êpaaa! Comemos não, com essa historia de fazer resenha quando fui procurar o feijão só achei o panelão sujo, e esse ano nem deu pra passar na casa do Sérgio no sábado à noite pra experimentar, mas ouvi dizer que tava muito bom. Bom mesmo foi o todo, galera  na piscina, outra molecada batendo bola no campinho e jogando a bola pro vizinho, kkkkkkk, tinha uma turminha que só sabia que tava numa festa, estou me referindo aos aspirantes a aspirantes de Headbanger.
   Bem, pra acabar logo com esse enchimento de linguiça….Hail ANIMAL FEST!!! Que venha 2016!

Fotos: Floriosman Rocha e Adiel Soares
Texto: Adiel Soares

2 comentários:

Deixe o seu comentário.