sábado, 28 de setembro de 2013

ANIMAL FEST 2013... ANIMAL!



Evento: ANIMAL FEST 2013 | Data: 21/09/13 | Local: DOSOL ROCK BAR (Natal/RN) | Bandas: MALKUTH (PE); VOCÍFERA (PE); COMANDO ETÍLICO (RN);  TITÂNIO (RN);  ALBOR (RN) e TORMENT THE SKIES (RN).


21 de setembro de 2013, um dos dias mais esperados por grande parte dos Headbangers potiguares, dia do ANIMAL FEST, que todo ano traz Bangers de outras cidades e estados para prestigiar a festa. Nas duas últimas edições o evento começou uma semana antes com a prévia que rola em algum rock bar da cidade, e já serve de termômetro para o grande dia.

Este ano o evento trouxe três bandas da nova safra do Metal, e só tiveram no Line Up, bandas da Região Nordeste. Seria o primeiro com uma banda gringa como Headliner, mas devido a problemas com a turnê da banda canadense, o Line Up sofreu mudanças de ultima hora, mas isso não diminuiu o brilho do show.

Exatamente às 22h os garotos da TORMENT THE SKIES iniciam a noite apresentando seu Death Metal, com pegada modena, mas bem executado pelo quarteto potiguar  que estava sendo assistido por pouco mais de 30 pessoas, que, assim como todo inicio de show, só assistem a banda sem muita euforia.

A banda executou um set de 30 minutos e tocaram 8 músicas autorais, destaque para as músicas “Progression Of Hate”, com uma bateria muito complexa, “Born To Kill” que tem uma quebra de compasso muito boa e “Knight Horns” com instrumental bem progressivo, e para o baterista André e o guitarra Paulo, ótimos instrumentistas. TORMENT THE SKIES é uma boa aposta para o Death Metal Potiguar. Grande banda!


A 2ª da noite é mais uma banda nova em termo de apresentações ao público – ALBOR, que traz um clima de penumbra com seu Heavy/Doom sombrio bem na linha do Candlemass, sua terceira apresentação já mostra no início a evolução do quinteto em relação ao show que eu assisti em agosto do ano passado, a banda tá bem mais afiada e com uma harmonia perfeita entre os músicos.

Lançando o seu primeiro registro, um CD demo de titulo “UNKNOW”, iniciam o show com uma intro própria da banda, após a intro eles mandam “Sleep Of The Mortals” (autoral) e os bangers  já começam a baterem suas cabeças , na terceira música eles mandam “A Sources Pledges” (Candlemass) e aflora a emoção no público, que canta junto com a banda, seguem com “Unknow” titulo da demo e na sequência tocam mais um clássico – “Rainbow Demon” (Uriah Heep) que causa mais um grande agito nos bangers,  com mais de 100 pessoas na casa, o ALBOR encerra sua grande apresentação com “The Voice Of Death” que é tão sombria quanto o seu título. Assim, eles deixam um clima psicodélico no Dosol Rock Bar.

Confesso que torço para que essa banda dê mais certo do que já deu, pois o resultado de um trabalho sério são shows tão bons quanto o do sábado e  o resultado mostrado no demo que tive a breve oportunidade de ouvir.  Longa vida ao ALBOR!!


Aos quinze minutos do domingo, é chegada a hora do quarteto potiguar que dispensa apresentações, no auge dos seus dez anos e com o segundo disco no forno, COMANDO ETÌLICO já apresenta
uma das músicas novas – “Jony Metal”, mais uma homenagem a todos os bangers de Natal, do Brasil e do mundo, e parece que a primeira década da banda renovou as energias dos quatro insanos e mais uma vez eles apresentam mais um show enérgico com pedestal e guitarra ao alto todo tempo. Soltam     ”Estação Antiga”, que já causa aquela loucura, mais uma nova e mandam “Força Motriz” e “Selvagens da Noite” emendadas e essas fazem o sangue ferver.

Nesse momento, Vall Padilha anuncia “Legado”, que depois do clipe parece ter virado o hino do Headbanger  Potiguar , pra mim, parecia tá vendo o clipe rolando e surge o côro improvisado por todos que ali estavam, surgem os primeiros stages e paira no ar o clima de ANIMAL FEST, a instiga é ainda maior quando eles tocam “Inferno
Nuclear” (Stress), todos parecem voltar a ser garoto curtindo a banda preferida, mas infelizmente com o show a todo vapor a guitarra de Lucas tem uma corda quebrada , então rola uma parada de aproximadamente 5 minutos  e eles voltam com todo gás levantando todo mundo com “Brilho” (outro cover, só que do Azul Limão), e eles seguem a apresentação com “Vomitar” e finalizam com uma música nostálgica – “Divina Tormenta”, da banda SODOMA, uma das primeiras bandas potiguares extinta após o falecimento de seu fundador Edu Heavy. Mais um grande show da COMANDO ETÍLICO!

A madrugada avança, já são 01h40m quando começa uma das bandas mais esperadas da noite – VOCÍFERA é o que eu posso chamar de Força Feminina do Death Metal.  A verdade é que em qualquer estilo musical, principalmente o Metal Pesado, banda só de mulher já atrai olhares atravessados, puro machismo, confesso que até da minha parte, mas logo na primeira música, eu já comecei a mudar esse conceito, pois o quinteto feminino se responde no que faz, melhor do que muitas bandas de Death Metal formada por homens que eu assisti. Tinha muito marmanjo mais de olho nas meninas do que no som, mas o som que elas executam é de ótima qualidade, dizer que elas tocam como macho é sacanagem, elas tocam como meninas que sabe o que querem tocar.

Na terceira música elas mandam “Massacra” da banda Hellhammer, eu nem conheço  bem o Hellhammer, mas procurei a música no dia seguinte e vou dizer...Coverzão!

Angela Metal tem uma boa voz, ou seja, um bom gutural que emana daquela garota
franzina, a simpatia das garotas conquista o público mesmo sem conhecer as músicas da banda, a música “Corruption” é tão boa que formou umas rodas de polga e o cover “Black Metal” da banda Venom fez o Dosol  tremer...

Num breve resumo de VOCÍFERA, as guitarras Lidiane e Erika tem uma boa harmonia, destaco a batera Marcela Tiné com suas marcações precisas e a pequena Amanda, que com um baixo quase do seu tamanho completa a boa cozinha da banda. Melhorar? Sim, mas isso é uma constante de qualquer banda principalmente deste quinteto que só tem dois anos de estrada.

Valeu VOCÍFERA...Do caralho!!

A noite segue, e agora é a vez da TITTANIO, uma banda potiguar formada basicamente por garotos da nova geração do underground, já têm um registro lançado e seus seguidores, pois a proposta da banda é boa – Heavy Metal em português, eu tinha assistido os garotos em um ANIMAL FEST, Salve engano 2010.
No show de 2013, o baixo estava por conta de Elson Junior (Deluge Master) que tem uma ótima linha de baixo, naquela apresentação de 2010, faltou experiência dos meninos, no show deste ano eu percebi mudanças, principalmente na linha de vocal de Bruno, que está bem melhor sem aqueles gritos que doía no ouvido, e do batera Vitor, que agora usa um pedal duplo e executa uns ataques de pedais bem sincronizados.

A banda já tem umas músicas conhecidas e já levanta os ânimos dos Bangers com
“Guerreiros do Asfalto” e “Metal Tittanio”, pra detonar a noite eles mandam “Coração de Metal” (STRESS), tocam uma nova, na sequência soltam “Litlle Boy”, uma autoral bem Rock’n Roll emendada com “Dama da Noite” (Salário Mínimo)... Nem preciso dizer nada, tirem suas conclusões. Tocam mais duas autorais e pra encerrar mandam dois cover do velho Black Sabbath, “Mr. Crowler “ e “Paranoid”.

Foram 45 minutos de uma boa apresentação da TITTANIO, uma banda que eu vi começar e acreditei desde o começo, foi um bom show show e vocês estão no caminho certo. Grande TITTANIO!

A noite já se foi, são 4h quando a Headliner inicia o seu set, o Extreme Pagan Metal da MALKUTH  não caía sobre Natal há no mínimo três anos, com Nightfall de volta à banda  eles iniciam o set com 13 músicas autorais e ainda conseguem manter um bom publico na casa, até porque uma banda com 20 anos de estrada tem os seus seguidores, mesmo que vencidos pelo cansaço. Nightfall como bom Frontman que é, consegue trazer à tona o resto da energia dos bangers que enfrentaram o cansaço da semana e um longo show com seis bandas para assistir os velhos guerreiros pernambucanos, o baixista Metallikhus sempre instigado teve também uma corda quebrada, o que atrapalhou o show, resolvida a bronca do baixo, MALKUTH toca dois clássico da banda, “Te Voice Of Hastur” e “Gilles de Rais, Lord Of Rais”.

Apesar do público reduzido, o dia amanhecendo e com certeza o cansaço, os pernambucanos deram o recado, mostrando o amor pelo que tocam e se mostrando uma banda cada dia melhor. Vida eterna ao MALHUTH!!

2013 seria um ano ímpar para o ANIMAL FEST, sendo a primeira edição com uma banda internacional, quando recebi a noticia do próprio Sérgio que os canadenses tinham cancelado a turnê, na minha mente veio a imagem de um grande prédio desabando, mas Animal Fest é Animal Fest, e teve banger que nem quis a diferença do valor do ingresso de volta, esse é o banger. 
Senti falta de alguns bangers que sempre vem de outros estados e também de Natal, mas há males que vem para o bem. O Line Up foi mudado  de ultima hora, e pra mim que acompanho o evento desde 2004, foi o melhor, não teve uma banda que possamos dizer que foi ruim, levando em consideração os grandes shows do MALKUTH, VOCíFERA e COMANDO ETÍLICO, as evoluções de ALBOR e TITTANIO e da TORMENT THE SKIES
que abriu o evento com brilhantismo.

Tendo Sérgio como um irmão, que boa parte das sextas-feiras vem tomar uns drinks comigo, sei da batalha e das dificuldades dele todos os anos pra manter o sangue do ANIMAL FEST pulsando, ao lado da sua esposa Sídhia, e me sinto lisonjeado de poder dar uma pequena contribuição para o evento, indo buscar van de banda na entrada da cidade, levando a bateria, vendendo dois ou três ingressos...Nem que seja arrumando o durex para colar o cartaz, sempre que eu puder, vou gastar um pouco do meu tempo e do meu sangue pra ver esse evento acontecer, isso é só um balde d’agua no oceano, pois o oceano, quem realmente enche são vocês: Sérgio Deluge e Sídhia Najara!!

Haill ANIMAL FEST!!!!!!!!!!!!!!!!!
Texto e fotos por Adiel Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.