quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

O ETERNO SOM DA PERSEVERANÇA


Em 13 de dezembro de 2001, o Metal mundial teve uma de suas maiores baixas, o homem considerado pai do Death Metal perdeu sua intensa batalha contra o câncer, assim Chuck Schuldiner é considerado por varias bandas e músicos do metal mundo afora, mérito atribuído pela inovação em um dos estilos mais pesados do Metal, conseguindo unir agressividade e melodia aos sons por ele compostos para o “Mantas”, que em seguida virou “Death” e para outras como  “Control Denied” e "Voodoo Cult".
Muitos assim como eu até alguns anos atrás, achavamos que Chuck era o criador do estilo, mas outras bandas antecederam a Mantas, mas isso é um assunto que eu de certa forma desconheço então prefiro não arriscar. Schuldiner é considerado pai do Death Metal por ter conseguido disseminar o estilo pelo mundo, com seus riffs progressivos veio a ser influência para inúmeras bandas e fez uma verdadeira legião de fãs em todo o planeta.   
O Death nunca teve formação própria, ele contratava grandes músicos para gravações e turnês, o que dividia opiniões sobre sua personalidade, cada um tinha a sua conclusão, pois, enquanto para muitos Chuck era um ser humano bastante carismático, para outros, um individuo extremamente arrogante.
Dúvida retirada por Cláudio Slayer, a banda Death nunca fez show no Brasil, na verdade não fez muitas turnês em sua história. Chuck dedicou grande parte de sua vida às composições e tinha um comportamento bastante restrito, em seus 34 anos de vida só ouve-se falar de um relacionamento amoroso. 
O músico faleceu aos 34 anos vivendo de forma simples e sem deixar filhos, mas deixou um legado incrível de sete petardos, uma coletânea e dois DVDs, o seu ultimo trabalho de estúdio foi “The Sound Of Perseverance” lançado em 1998, e ambos os DVDs ao vivo lançados em 2001.
Em forma de homenagear Chuck aos 10 anos de sua morte,tentei tomar depoimentos de alguns músicos do Metal brasileiro sobre o mesmo, Tentei mesmo, mas entre músicos renomados ou não, recebi apenas uma resposta, que foi do Symon, e olhe que foram enviadas mensagens a 12 nomes diferentes.
MUITO OBRIGADO SYMON PELA FORÇA!


Chuck Schuldiner, pra mim é um dos melhores guitarristas de metal de todos os tempos, tinha uma técnica impecável, riffs memoráveis e um feeling de arrepiar a espinha, só de ouvir "Zombie Ritual" sendo tocada, dá vontade de bater cabeça ( risos), essa é uma das minhas preferidas. 
O Death foi uma das bandas mais importantes da cena, Chuck, foi um Mestre dos riffs, e com toda certeza ele é uma influência pra 90% dos guitarristas. Chuck se foi, mas sua memória ainda vive em cada banger quando pega um disco e coloca pra tocar. 
Seu legado ainda vai continuar por muitos longos anos, pois deixou grandes trabalhos como Scream Bloody Gore, Leprosy, Symbolic, The Sound of Perseverance(meu favorito) entre outros”.
Symon – Guitarrista ( Ataque Violento – PB )


Discografia:


Death
Control Denied
Voodoocult
 Por Adiel Soares 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.